Escrevi há duas semanas sobre o ciclo de vida dos negócios. A
primeira fase deste ciclo de vida será a luta inicial. Esta fase é
especialmente dura. Há que montar o negócio e lutar diariamente para mantê-lo
vivo. A mortalidade das empresas nesta fase é muito elevada. 40% não passam do
primeiro ano e 80% não passam dos primeiros 5 anos. E sim! Muitas vezes são 5
anos em luta inicial. Ou seja a estatística confirma que 80% das empresas não
passam desta fase.
Temos 2 desafios principais nesta fase. Por um lado,
assegurar que há sempre dinheiro suficiente para continuarmos em frente e por
outro conquistar de forma sustentada um espaço para a existência do nosso
negocio, que deve ser materializado sob a forma de um mercado. Ou seja o
desafio é então o de atingir a estabilidade financeira antes de esgotar os
recursos iniciais.
Encontrar um espaço num mercado viável o mais cedo possível
e gerir com enorme cuidado o financiamento inicial é absolutamente critico.
Encontrar este mercado deve ser o alvo da nossa máxima atenção.
Focarmo-nos em resultados é essencial. Muitas vezes na
montagem de um negocio vejo as pessoas focadas em aspectos que não são os mais
relevantes. Óptimas instalações, designs fantásticos, preocupação excessiva com
a imagem, etc. E quanto mais acesso existe a financiamento externo mais
complacentes nos vamos tornando com estas coisas.
Manter a estrutura o mais magra possível, com os custos
muito controlados e estar focados nos resultados e no ciclo do crescimento do
negócio será determinante. Lembre-se que o que é crítico, um negócio, é sobre
encontrar uma fórmula para servir o mercado. Não sobre massajar o nosso ego.
Mantenha as suas instalações o mais humildes que for possível.
Compre em 2ª mão o que puder. Infelizmente o que não falta é material de
escritório usado mas em óptimas condições, de empresas que não tiveram o mesmo
sucesso que procura para si.
É nesta altura que devemos também escolher a flexibilidade.
Ir adaptando a sua proposta de valor ao que o mercado quer, por oposição a
estar apaixonado pela solução que imaginou e que o pode tornar intransigente.
Preparar um plano de negócios é fundamental. Mesmo que não o
consulte com muita frequência, o acto de o preparar será decisivo porque o obrigará
a testar uma série de pressupostos. Eu recomendo sempre que sejamos
conservadores no nosso plano. Nomeadamente em questões como o volume de vendas
nos meses iniciais e o financiamento. A sobrevivência do negócio vai depender
disso.
Não esqueça que encontrar um mercado viável para a sua
oferta é a prioridade número 1,2 e 3. Por isso aprender a vender torna-se
vital. Compre bons livros de vendas e melhore as suas competências nessa área.
Recorde-se que as vendas são sobre os clientes, o que eles pretendem e
necessitam e não sobre si, a sua empresa ou a sua oferta.
Perceba a reacção do mercado e entenda tudo como apenas
feedback. Se as coisas não estiverem a sair ( e não vão sair) como inicialmente
pensou, prepare-se para ir afinando a sua abordagem até o mercado dar uma boa
resposta.
Resolvendo, com sucesso esses desafios, poderá passar à fase
seguinte no crescimento da sua empresa.
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