Ultrapassar a luta inicial nos negócios significa, por um
lado, assegurar o dinheiro para tirar um pouco a pressão de cima e, por outro
confirmar a existência de um mercado que começa a receber de forma continua a
nossa oferta. Por outras palavras entramos na fase que se costuma classificar
como diversão.
Nesta fase podemos concentrar-nos, acima de tudo, em
conseguir aumentar as vendas. E esta fase é muito divertida e estimulante.
Nesta fase crescemos e muitas vezes não sabemos exactamente como nem porquê...
E muitas vezes temos até medo de perguntar. As coisas parecem estar a correr
muito bem e é melhor não mexer muito não se vá estragar.
Nesta altura a empresa tende a crescer à volta do
departamento comercial. Tudo se organiza para poder vender-se cada vez mais e
entregar aquilo que se está a vender.
É também nesta fase que a empresa acumula alguma gordura. O
aumento significativo das vendas obriga a investimento que resultará
inevitavelmente nalguma ineficiências.
Esta é também a fase em que algumas prima donas são criadas
nas empresas. São os Colaboradores de alta produtividade que se destacam de
entre os outros e a quem devemos uma parte importante do nosso crescimento.
Muitas vezes é o próprio Empresário que, ao ver o seu ego massajado pelos
resultados, se julga invencível, se confunde com a própria empresa e tem
dificuldade em reconhecer a importância de alguns colaboradores no crescimento.
É ainda mais perigoso quando a prima dona é o Empresário.
Temos dois perigos principais nesta fase do ciclo de vida do
nosso negócio. O primeiro desses perigos é das empresas que foram
sobrefinanciadas inicialmente e que, ao não necessitarem de lutar pelo dinheiro
como é habitual, pensam que estão em diversão estando ainda na fase anterior.
Essa má interpretação pode levá-los a tomas decisões erradas com resultados
dramáticos.
O segundo perigo prende-se com o descontrolo dos custos. O
aumento significativo das vendas cria muitas vezes a ilusão de que o ritmo de
crescimento se vai manter para sempre ou confundem vendas com lucro e com
dinheiro e podem tomar muitas decisões erradas que põem a causa a própria
sobrevivência do negócio. Tratam os custos com menos cuidado, exagera-se também
nos investimentos e o empresário consome pessoalmente recursos que são do
negócio e que fazem falta ao mesmo. Tudo isto tira da empresa dinheiro que faz
falta para financiar o crescimento futuro.
E é então que o aumento significativo das vendas trás
consigo o aumento da complexidade. Mais colaboradores, mais activos, mais
investimentos, processos mais sofisticados, mais fornecedores, mais clientes e
mais desafios e então a empresa é empurrada para a fase seguinte.
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