quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Gestão financeira


Quando montamos um empresa temos de a financiar, ou seja temos de lá colocar algum dinheiro. Para que serve esse dinheiro? Para alem das necessidades de fundo de maneio, o financiamento de um negócio serve essencialmente para comprar determinados activos. E para que servem estes activos? Esses activos são a base que esperamos poder utilizar para conseguir vendas. Os activos servem para conseguir vendas.
Depois é nossas função também, como empresários, saber transformar essas vendas em lucro, pois o lucro é, como vimos noutras alturas, o objectivo derradeiro de um negócio. Mas também devemos conhecer como transformar esses lucros em dinheiro, porque não podemos gastar os lucros de um negócio. Só o dinheiro pode ser gasto e não os lucros.
Mas como nem todos os tipos de dinheiro são iguais, é necessário transformar os lucros em dinheiro, mas acima de tudo perceber que queremos transformá-los em dinheiro operacional. Não é qualquer tipo de dinheiro. É, especificamente, dinheiro operacional. Dinheiro com origem na actividade operacional da empresa.
A saúde das nossas empresas não se pode medir apenas pelo volume dos lucros, mas ainda mais pela capacidade de transformar esses lucros em dinheiro. Que tipo de dinheiro? Dinheiro operacional!

Sem comentários: