segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Está a delegar ou a abdicar?


Muitas vezes os Empresários confundem estes dois conceitos. Quando delegamos algo é porque criámos um sistema para que a tarefa fosse desempenhada, treinámos alguém para a executar e temos mecanismos para controlar o seu nível de realização.
Quando abdicamos não temos muitas vezes sequer a noção de que se foi feito até ser tarde demais.
Não sou um defensor de microgestão. Não acredito no Empresário que não larga o Colaborador e não o deixa executar tranquilamente. Se for para estar a fazer tudo por cima dos seus Colaboradores, então mais vale não os contratar, porque terá ainda mais trabalho para refazer à sua maneira o que eles fizeram à deles. Mas acredito que nas PME não temos tempo nem dinheiro para andar a corrigir erros parvos.
Por isso crie sistemas e treine a sua equipa na execução das tarefas e monitorize o seu desempenho. Tenha indicadores de performance para todos os Colaboradores e para todas as tarefas criticas.
De cada vez que entregar uma tarefa seja específico no resultado e data esperada para a conclusão, faça o seguimento e inspeccione o resultado. As pessoas respeitam o que é inspeccionado.
Se quiser seguir estas ideias e ser bem-sucedido com o seu negócio é uma escolha sua. Pode aplicar estes princípios e começar a fazer dinheiro ou ignorá-los à sua responsabilidade. Só lhe lembro que são muitos anos que levamos a seguir e acompanhar empresas e a perceber o que as afasta e aproxima do sucesso.
Está na hora de agir! Desenhar o seu plano e implementá-lo disciplinadamente. Manter os seus custos agressivamente sob controlo. Acompanhar de perto a evolução do seu cash flow. Acompanhar a sua conta de exploração semanalmente. Pagar por performance. Seguir estas regras do lucro e passar para o degrau seguinte.

Sem comentários: