Muitas vezes os Empresários confundem estes dois conceitos.
Quando delegamos algo é porque criámos um sistema para que a tarefa fosse
desempenhada, treinámos alguém para a executar e temos mecanismos para
controlar o seu nível de realização.
Quando abdicamos não temos muitas vezes sequer a noção de
que se foi feito até ser tarde demais.
Não sou um defensor de microgestão. Não acredito no
Empresário que não larga o Colaborador e não o deixa executar tranquilamente.
Se for para estar a fazer tudo por cima dos seus Colaboradores, então mais vale
não os contratar, porque terá ainda mais trabalho para refazer à sua maneira o
que eles fizeram à deles. Mas acredito que nas PME não temos tempo nem dinheiro
para andar a corrigir erros parvos.
Por isso crie sistemas e treine a sua equipa na execução das
tarefas e monitorize o seu desempenho. Tenha indicadores de performance para
todos os Colaboradores e para todas as tarefas criticas.
De cada vez que entregar uma tarefa seja específico no
resultado e data esperada para a conclusão, faça o seguimento e inspeccione o
resultado. As pessoas respeitam o que é inspeccionado.
Se quiser seguir estas ideias e ser bem-sucedido com o seu negócio
é uma escolha sua. Pode aplicar estes princípios e começar a fazer dinheiro ou
ignorá-los à sua responsabilidade. Só lhe lembro que são muitos anos que
levamos a seguir e acompanhar empresas e a perceber o que as afasta e aproxima
do sucesso.
Está na hora de agir! Desenhar o seu plano e implementá-lo
disciplinadamente. Manter os seus custos agressivamente sob controlo.
Acompanhar de perto a evolução do seu cash flow. Acompanhar a sua conta de
exploração semanalmente. Pagar por performance. Seguir estas regras do lucro e
passar para o degrau seguinte.
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