segunda-feira, 12 de março de 2012

A, B, C, D dos clientes...

Classifique, em cada momento, os seus clientes em A, B, C, D.
Adoráveis.
Bons.
Chatos.
Detestáveis.
Mande embora os detestáveis. Converta os chatos em bons explicando-lhes as regras, ou em detestáveis se não as quiserem cumprir e mantenha os que lhe dão dinheiro a ganhar.
Daqui podemos deduzir então três regras fundamentais.
Receber, receber e receber...
Muitas vezes as soluções estão á frente dos nossos olhos e não as vemos. Se reorganizamos as nossas prioridades com frequência as coisas ficam mais claras.
Não me canso de me espantar com a relutância que a maior parte dos empresários têm em pedir o dinheiro que lhes é devido.
Nas empresas e principalmente nas PME os lucros contabilísticos não são muito relevantes. O que é importante é a capacidade de os transformar em dinheiro. Os pequenos negócios necessitam de um cash flow constante.
Seja muito pouco flexível com os atrasos dos seus clientes. Muitos empresários têm medo de perder os seus clientes se tentarem cobrar. Lembre-se de que clientes que levam muito tempo a pagar, se calhar ficam melhor a ser servidos pela sua concorrência. Apele ao seu sentido de justiça e à razoabilidade e peça-lhes o pagamento.
Lembre-se também de que as suas vendas, até serem cobradas, são um custo para si. O custo das vendas, mais o valor do IVA. E ficamos por aqui, porque tecnicamente seria incorrecto misturar os custos fixos da sua estrutura com este assunto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde os primórdios as pessoas infelizmente conseguem pensar que pelo fato de vc ser um PME não precise de dinheiro e nos acabam deixando na mão. Esquecem que precisamos de fluxo contínuo de caixa e não de fluxo contínuo de duplicatas sem pagar ou cheques voltando. Se eu soubesse do ABCD antes talvez eu ainda fosse uma empresária e teria sucesso.