terça-feira, 27 de março de 2012

A missão da empresa


 Tom Watson, presidente da IBM, disse um dia que um dos motivos para o sucesso da empresa devia-se ao facto de saberem com exactidão e desde o início, como queriam que a empresa fosse quando estivesse madura. Nas suas palavras, esse aspecto foi determinante porque lhes terá trazido a clareza de compreenderem que se não se comportassem dessa forma, desde o princípio, nunca lá chegariam. 
A missão torna-se então a forma como pretendemos atingir a nossa visão. A forma como queremos ficar conhecidos.
 É esta missão que lhe vai permitir construir a sua reputação. A forma como se distingue das outras empresas e a razão pela qual as pessoas vão querer fazer negócios consigo.
A missão deve, na medida do possível, conciliar os aspectos estratégicos que focalizam a energia de todos os colaboradores para o sucesso a longo prazo, com os aspectos operacionais que balizam a acção diária e mais táctica, garantindo que estamos a atingir os marcos de curto prazo no caminho para o que pretendemos.
A missão é importante também porque, em cada altura, serve também como orientação para encontrar resposta a várias questões a que devemos responder no nosso caminho. Nomeadamente sobre aquilo que nos move como empresários: o que vendemos exactamente? Quais as competências futuras que necessitamos de reunir? Que tipo de clientes e/ou segmentos de mercado são mais interessantes para nós? Que soluções podemos trazer para o mercado? Quais são os nossos princípios e valores básicos?

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