segunda-feira, 4 de junho de 2012

Crescer ou aguentar enquanto a crise passa?


Num cenário de crise faz sentido continuar a falar em crescimento ou seria mais realista os gestores e as empresas pensarem em estratégias de manutenção e aguardar tempos melhores?
Quando estou com os Empresários em Workshop, lembro-lhes de que dou cursos de crescimento de negócios e não de aguentar enquanto a crise passa. O nosso cérebro tem a capacidade de materializar aquilo em que focamos a nossas atenção, Se a focarmos em aguentar dificilmente conseguiremos mais do que isso, mas se no concentrarmos em crescimento é para esse objectivo que começamos a encontrar respostas. Um dos grandes desafios nesta altura é exactamente não nos deixarmos convencer de que, com a crise não podemos crescer.
No fundo, se analisarmos objectivamente as outras crises do passado, percebemos que tradicionalmente 40% dos players do mercado abandonam cada sector. Nesta crise, por ser mais severa do que a maior parte das outras, podemos admitir que este número aumente. E isto deixa uma enorme oportunidade, para quem está concentrado nas coisas certas, em aumentar significativamente a sua quota de mercado servindo os clientes dos que entretanto vão fechando.

Sem comentários: