Num cenário de crise faz sentido
continuar a falar em crescimento ou seria mais realista os gestores e as
empresas pensarem em estratégias de manutenção e aguardar tempos melhores?
Quando estou com os Empresários em Workshop, lembro-lhes de que dou
cursos de crescimento de negócios e não de aguentar enquanto a crise passa. O
nosso cérebro tem a capacidade de materializar aquilo em que focamos a nossas
atenção, Se a focarmos em aguentar dificilmente conseguiremos mais do que isso,
mas se no concentrarmos em crescimento é para esse objectivo que começamos a
encontrar respostas. Um dos grandes desafios nesta altura é exactamente não nos
deixarmos convencer de que, com a crise não podemos crescer.
No fundo, se analisarmos objectivamente as outras crises do passado,
percebemos que tradicionalmente 40% dos players do mercado abandonam cada
sector. Nesta crise, por ser mais severa do que a maior parte das outras,
podemos admitir que este número aumente. E isto deixa uma enorme oportunidade,
para quem está concentrado nas coisas certas, em aumentar significativamente a
sua quota de mercado servindo os clientes dos que entretanto vão fechando.
Sem comentários:
Enviar um comentário