segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Alavancagem

Acabámos o último artigo, há 15 dias, falando de alavancagem. Alavancagem é, na minha opinião, a derradeira chave para o sucesso empresarial.

Milhões de pessoas trabalham duramente todos os dias, mas poucas vêem de facto crescer o seu retorno, de uma forma significativa.

O objectivo, enquanto Empresários, não é trabalhar duro. O nosso objectivo enquanto Empresários é maximizar o nosso retorno, procurando constantemente novos caminhos para criar cada vez mais valor, investindo cada vez menos recursos. Ou seja, alavancar! Alavancar o seu tempo, os seus esforços, o seu dinheiro, o seu conhecimento.

Enquanto trabalhamos para terceiros, temos um determinado valor à hora, pelo que só podemos aumentar o nosso retorno, aumentando o número de horas que trabalhamos, ou investindo em nós próprios, de forma a aumentarmos o nosso preço por hora. Qualquer uma destas soluções é muito pouco alavancada, no sentido em que o potencial de aumento é muitíssimo lento e limitado. Quando montamos uma empresa, temos a possibilidade de sermos remunerados pelas nossas horas de trabalho, mas também pelas dos outros. Se construímos uma boa empresa, somos remunerados mesmo sem fazer nada. Isto é a alavancagem na sua forma mais pura. Enquanto empregados fazemos dinheiro, quando montamos o nosso negócio, se as coisas correrem bem, fazemos mais dinheiro, mas quando levamos as coisas mais longe e nos tornamos donos de empresas e/ou investidores, passamos a receber dinheiro (deixamos de ter de o fazer).

O nosso objectivo derradeiro, enquanto Empresários é, acima de tudo, criar uma corrente de rendimentos que flua, quer trabalhemos, quer não. Uma corrente de rendimentos passivos.

Quando montamos a nossa empresa e as coisas não nos correm bem, normalmente o que fazemos é trabalhar ainda mais duro para que corram melhor. Cortamos custos, reduzimos pessoal e chamamos mais e mais responsabilidades a nós mesmos. O problema é que raramente isto resolve o que quer que seja. Mais vale tirarmos algum tempo para levantar a cabeça e olhar à nossa volta.

O que acontece é que, se trabalhamos duro, é porque a nossa empresa não trabalha. O que é um negócio que trabalha? Imagine um negócio em que o empresário não tenha de trabalhar, mas em que tudo funciona bem no sentido de proporcionar ao proprietário, ao cliente, aos fornecedores e aos colaboradores, o resultado que cada um deles deseja.

A questão é que a maior parte dos empresários não consegue resistir à tentação de se envolver directamente nas operações, porque não confiam em mais ninguém para fazer o trabalho. Acreditam que, por qualquer razão, ninguém consegue fazer o trabalho melhor do que eles próprios. Depois, controlam toda a informação do negócio na sua cabeça, são as únicas pessoas que podem fazer tudo e como tal são apanhados na sua própria armadilha.

Como é que se resolve então esta questão? Basicamente através de sistemas.

Sistematizando todas as tarefas que seja possível sistematizar no negócio. Fazer a tarefa uma vez e documentar o procedimento, para que outros o possam fazer, com o mesmo nível de qualidade. Isto é alavancagem! Quantas vezes escrevi este artigo? Quantas vezes e por quantas pessoas pode ele ser lido? Quantas horas perderia eu, para comunicar pessoalmente a cada um dos leitores as minhas ideias? Isto é alavancagem! Fazer as coisas uma vez e deixar condições para que outros beneficiem desse trabalho.

Todos os grandes Líderes são bons a delegar! Se tem ou quer ter o seu negócio, trate de se mentalizar de que deve preparar-se para delegar tarefas.

Ah! E já agora, quando delegar uma tarefa, deixe de facto que as pessoas a tentem executar até ao fim. Se resolver salvá-los dos erros, o que vai acontecer é que eles nunca vão aprender a executar correctamente. Lembre-se de que aprendemos a andar caindo e que não há outra forma de o fazer. Se punirmos o erro constantemente, somos nós que tornamos os nossos colaboradores inaptos.

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